Historiadores dizem que o pão de queijo teve a origem em terras do sul de Minas Gerais, aproximadamente pelo século XVIII. Alguns especialistas discordam, dizem que sua origem vem da região da Serra do Espinhaço, nada comprovado, mas a certeza é que o pão de queijo é criação genuinamente mineira.

Naquele tempo, não existia trigo no Brasil à época da colonização e importar de Portugal ficava muito caro além do longo tempo de espera para a chegada. Em uma região em povoamento, a necessidade de comida era urgente e a mandioca, tubérculo nativo do nosso país, era bastante apreciada pelo índios.

Os escravos na época comiam muita mandioca cozida, foi a partir desse costume, que então foram criados novos alimentos e ingredientes a base de mandioca, um deles foi a farinha.
Para produzir a farinha, as escravas ralavam a mandioca bem fininha e peneiravam, muitas vezes torravam essa farinha em grandes tachos nas cozinhas das fazendas. Até que um dia resolveram amassar a mandioca, até que ficasse com textura de goma, em seguida colocavam no sol para ressecar. Após o processo de desidratação, a goma tornava-se um pó branco, então passaram a perceber que aquela matéria prima sem fermentar, o sabor ficava meio adocicado e quando fermentado, o sabor ficava azedo. Assim, das senzalas e cozinhas dos casarões, pelas mãos das escravas, foi criado o polvilho doce e azedo.

vendedora-de-pc3a3o-de-lc3b3-debret

Os portugueses que aqui viviam, careciam de uma alimentação melhor, necessitavam de pão e outros alimentos que consumiam na Europa. Com a dificuldade para fazer o pão, pela falta do trigo, as escravas substituíram a iguaria pelo polvilho e foram desenvolvendo um pão diferente do comido na Europa, mas era pão. Um tempo depois, para melhorar o sabor, passaram a acrescentar queijo a massa desse pão e assim surgiu o nosso pão de queijo, além do também conhecido, biscoito de queijo.

Pão-de-Queijo2

Antes um alimento não muito nobre, que hoje é encontrado em todos os supermercados e panificadoras do nosso país e do mundo.
Foi então, a partir da necessidade urgente de comida, que surgiu boa parte de nossas receitas, mas foi somente a partir da década de 1950, que o Pão de Queijo começou a ser conhecido em todo o Brasil e hoje é famoso até no mundo.

Além do Pão de Queijo, todos os nossos outros salgados têm a receita tradicional, qualidade e um sabor incomparável. Conheça mais sobre a nossa linha de produtos e experimente toda nossa dedicação em forma de salgados deliciosos. Solicite seu orçamento.